Orientações Gerais
Os autores poderão submeter no máximo dois trabalhos, como autores principais.
Cada trabalho pode ter até seis autores e todos devem se inscrever no evento.
As inscrições de trabalhos para serem apresentados no evento ocorrerão exclusivamente pelo email sepedoqui@gmail.com, conforme as normas e arquivo de Modelo de Resumo Expandido divulgados.
O arquivo com o Resumo Expandido deve ser enviado para o email do evento (sepedoqui@gmail.com) até às 23h 59min do prazo estabelecido em cada edição do evento.
Arquivos que não atendam as normas do Modelo de Resumo Expandido serão recusados pela comissão científica.
O resultado da avaliação será comunicado no email no qual o trabalho foi enviado para submissão.
Serão aceitos a submissão de trabalho oriundos de:
- Pesquisa científica, desenvolvida ou em desenvolvimento, submetida por professores, estudantes e técnicos do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe- Campus Itabaiana, bem como bolsistas e/ou supervisores no âmbito do PIBID área de atuação Ensino de Ciências/ Química.
- Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.
- Ou revisão bibliográfica ou ainda, revisão sistemática de literatura sobre o tema pesquisado.
Orientações para elaboração do Resumo Expandido (conforme modelo de Resumo Expandido divulgado)
O título deve ser em negrito, centralizado, fonte Arial, tamanho 14. O título deve ser claro e conciso permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho e não deve ultrapassar 18 palavras;
Logo abaixo do título, deve ser inserido o(s) nome(s) do(s) autor (es). Devem ser separados por vírgula, escritos na fonte Arial, 10, centralizado. Os nomes não podem ser abreviados e devem ser escritos com as iniciais em caixa alta (maiúscula). Após o nome de cada autor, deve-se inserir a numeração sobrescrita sequencial para indicar a instituição dos mesmos.
Deve-se indicar com um asterisco (*) junto ao número sobrescrito, o autor apresentador.
Logo abaixo dos nomes dos autores, deve ser inserida a instituição de origem dos respectivos autores, indicada com o número sobrescrito dos autores, respectivamente. Deve-se inserir o e-mail do autor apresentador após o nome da instituição do mesmo. Não é necessário inserir e-mail dos demais autores.
As Palavras-chave devem aparecer logo abaixo das referências dos autores. Podem ser inseridas no máximo 3 (três) palavras-chave e que não se encontram no título, em letras minúsculas na fonte Arial, tamanho 9, itálico, alinhado à esquerda, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. O indicativo “Palavras-chave” deve estar em negrito e sem itálico;
Introdução: visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância do trabalho. Apresentar os objetivos, justificativas e importância do trabalho.
Metodologia: apresentar descrição sucinta da metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, etc.).
Resultados e Discussão: apresentar os dados do trabalho e as análises, confrontar os resultados dados obtidos com o da literatura pertinente; podendo apresentar tabelas, gráficos, etc.
Conclusões: descrever a(s) conclusão (ões) do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos da pesquisa ou da atividade/experiência didática.
Agradecimentos: Obrigatório para bolsista (referir ao respectivo programa que fornece a bolsa) e estagiários (agradecer a escola e aos membros que contribuíram).
Referências Bibliográficas: devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas. As referências devem seguir a ABNT.
O resumo expandido não deve ultrapassar uma página.
Modalidade de apresentação: comunicações Orais
Critérios de Avaliação
Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
Relevância do estado da arte;
Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas;
Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e sobre o conteúdo dos artigos.
O parecer dos membros do Comitê Científico do evento é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Nesse contexto, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
Normas para Apresentação
Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicações orais (tempo de apresentação entre 10 e 15 min, seguido de 5 min de debates)
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e responsáveis sobre o conteúdo dos artigos.
Os arquivos das apresentações (Comunicação Oral) deverão ser enviados ao email do evento até data definida em cada edição.